Grupo LOGIX impulsiona a Indústria 4.0 e o crescimento da Revolução Digital | LOGIX | uma empresa Cast Group

Grupo LOGIX impulsiona a Indústria 4.0 e o crescimento da Revolução Digital

LOGIX ministra treinamento para a equipe de Automação da Eletrobras Rondônia em Porto Velho, RO.
Abril 25, 2017
Vídeo Indústria 4.0 – Grupo LOGIX
Maio 15, 2017

Grupo LOGIX impulsiona a Indústria 4.0 e o crescimento da Revolução Digital

industria40 INDÚSTRIA 4.0

Recentes inovações tecnológicas, através de sua aplicabilidade e incorporação vem causando impactos e mudanças significativas nos âmbitos sociais e econômicas, conheça a nova Revolução Digital.

Revolução Digital – Essas mudanças tomaram uma proporção tão grande que existem diversos estudos propondo que estamos vivendo uma quarta revolução industrial. A indústria 4.0 consiste em uma indústria moldada por esses avanços e inovações provenientes dessa nova revolução industrial.

Mudanças radicais e abruptas sociais, políticas e econômicas motivadas pela incorporação de tecnologias é o que caracteriza uma revolução industrial. Existe atualmente um consenso sobre três revoluções industriais. A primeira ocorreu na Inglaterra no final do século XVIII e início do século XIX, e deu-se devido à grande utilização de máquinas à vapor nas indústrias e linhas férreas.

A segunda, iniciada em meados de 1860 e terminando durante a segunda grande guerra foi marcada pela eletricidade, linha de montagem e difusão da produção em massa. Nos anos 60, a fusão entre o conhecimento científico e a indústria, sendo alavancada posteriormente pela internet nos anos 90 definiu a terceira revolução industrial.

Contudo, através do surgimento e incorporação de diversas inovações tecnológicas, temos muitos autores que têm sugerido que no início do século XXI estaríamos vivendo uma quarta revolução industrial.

O termo “Indústria 4.0” foi utilizado e tornou-se conhecido durante a feira de Hannover em 2011. Nesta feira foi proposta uma nova tendência industrial, chamada de “smart factories”. A concepção das “smart factories” relacionam sistemas físicos e virtuais, combinados a redes e plataformas digitais, proporcionam cadeias de valor revolucionárias. Revolução Digital

revolução digital logixAlgumas tecnologias utilizadas e que são o foco da quarta revolução industrial, como softwares, hardwares e internet são frutos da terceira, porém, vem sofrendo grandes aperfeiçoamentos e aprimoramentos que as caracterizam como revoluções para a formação da indústria 4.0.

Através da redução de custos, aumento da capacidade de transferência de dados, velocidade de transmissão e a mobilidade adquirida nos anos 2000, a internet se tornou onipresente em todos os segmentos e juntamente com tecnologias, como a Internet das Coisas, Big Data (Adquiridos através da tecnologia da informação) provêm maior engajamento dos consumidores por meio de produtos e serviços que antecipam necessidades dos usuários. O aprimoramento destes, proporcionam possibilidades nunca vistas antes, o que caracteriza a quarta revolução industrial.

Segundo o BCG (Boston Consulting Group), são 09 tecnologias fundamentais para a indústria 4.0. Essas tecnologias são:

  • Robôs automatizados;
  • Manufatura aditiva;
  • Simulação;
  • Integração horizontal e vertical de sistemas;
  • Internet das Coisas;
  • Big Data e Analytics;
  • Nuvem;
  • Segurança cibernética;
  • Realidade aumentada;

O GRUPO LOGIX, pelo incentivo na formação multidisciplinar de sua equipe, que é fator essencial para entrada e sobrevivência na nova revolução industrial, já se encontra inserida e presente nesta mudança e pretende investir cada vez mais para incorporar as tecnologias da indústria 4.0 no seu sistema integrado de gestão e qualidade, e fornecendo soluções inovadoras para os clientes, nos diversos setores em que atua.

modernização da automação industrial revolução digital