LOGIX aplica treinamento na CEMIG de SSC Sistema de Controle e Supervisão | LOGIX | uma empresa Cast Group

LOGIX aplica treinamento na CEMIG de SSC Sistema de Controle e Supervisão

Grupo LOGIX assina contrato Sistema de Automação e Gestão Predial com o BB.
dezembro 3, 2015
Não deixa de conferir este novo vídeo de soluções do Grupo LOGIX!
dezembro 14, 2015

LOGIX aplica treinamento na CEMIG de SSC Sistema de Controle e Supervisão

SSC Sistema de Controle e Supervisão – LOGIX aplica treinamento na CEMIG após término do desenvolvimento do SSC Sistema de Controle e Supervisão Hidrometeorológico

Nesta semana a LOGIX aplicou para a equipe da CEMIG o treinamento referente ao Sistema de Controle e Supervisão (SSC) Hidrometeorológico. Neste contrato a LOGIX forneceu o novo COS que foi instalado na sede da CEMIG em Belo Horizonte, além de todo o sistema de controle, incluindo hardwares e painéis.

Como o treinamento foi ministrado na Universidade da CEMIG em Sete Lagoas, cidade onde fica localizada a unidade fabril da LOGIX, a equipe da CEMIG aproveitou o encerramento para conhecer a nossa produção de montagem de painéis elétricos.

SSC Sistema de Controle e Supervisão logix

Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados, ou abreviadamente SCADA (proveniente do seu nome em inglês Supervisory Control and Data Acquisition) ou SSC Sistema de Controle e Supervisão, também chamado de software supervisório ou software SCADA.

São sistemas que utilizam software para monitorar e supervisionar as variáveis e os dispositivos de sistemas de controle conectados através de controladores (drivers) específicos.

Estes sistemas podem assumir topologia mono-posto, cliente-servidor ou múltiplos servidores-clientes. Atualmente tendem a libertar-se de protocolos de comunicação proprietários.

Permitem realizar operações de leitura e escrita na áreas de memória de dados e imagem (I/O) dos dispositivos PACs (Controladores Programáveis para Automação), módulos DAQ (aquisição de dadoss), controladores lógicos programáveis (CLPs), controladores singleloop/multloop, sistemas de fieldbus, etc.

Os diferentes hardwares utilizados possuem interfaces físicas de comunicação e protocolos proprietários ou abertos de comunicação. Portanto é necessário um driver de comunicação específico para cada caso. Este driver pode estar sendo executado no contexto do próprio software SCADA ou em um software independente.

Nesse último caso tem-se a arquiteturas cliente-servidor de comunicação. No Windows podem ser utilizados alguns protocolos de interface para estabelecer a relação cliente-servidor, que podem ser o OPC (OLE for Process Control) entre outros.